SINAL VERMELHO PARA OS SEMÁFOROS DE TAGUATINGA
Nos últimos meses tenho observado em Taguatinga, principalmente no Pistão Norte e Pistão Sul, a construção de uma quantidade inexplicável de semáforos em substituição às faixas de pedestre. Tenho observado com muita preocupação essa política de substituição de faixas de pedestres por semáforos por vários motivos. O primeiro deles se justifica pela evidente probabilidade de aumento do tráfego e da lentidão das pistas que ligam Taguatinga à Estrutural, problemas já existentes especialmente nos horários de grande fluxo de veículos. O segundo motivo, igualmente preocupante, se refere à mudança de conceito de política pública para o trânsito em que novamente o mais forte tem prioridade sobre o mais frágil. Ora, sabemos que Brasília reconhecida como o exemplo pioneiro de civilidade no trânsito ao implementar o hábito de o motorista parar nas faixas para dar passagem ao pedestre. Infelizmente, esse hábito que poderia ser ainda mais estimulado tem sido modificado pela maciça construção dos semáforos que deveriam ser utilizados com mais critérios e estudos.
Quanto às pistas de Taguatinga, Pistão Norte e Pistão Sul, penso que outras alternativas voltadas para a proteção do pedestre e para a contribuição de um tráfego menos congestionado poderiam ser aplicadas tais como a construção de passarelas para o pedestre, campanhas de educação e reeducação dos motoristas e pedestres e prioridade de investimentos em transporte coletivo que possa diminuir o grande número de transporte individual que tantos engarrafamentos vêm causando nas principais vias de Brasília.
Quanto às pistas de Taguatinga, Pistão Norte e Pistão Sul, penso que outras alternativas voltadas para a proteção do pedestre e para a contribuição de um tráfego menos congestionado poderiam ser aplicadas tais como a construção de passarelas para o pedestre, campanhas de educação e reeducação dos motoristas e pedestres e prioridade de investimentos em transporte coletivo que possa diminuir o grande número de transporte individual que tantos engarrafamentos vêm causando nas principais vias de Brasília.
Concordo plenamente com sua opinião, só quem passa por ali diariamente prevê que tais semáforos só vão trazer mais congestionamento para nos moradores de Taguatinga!!!!!!
Em parte concordo com sua opinião. Em relação às faixas de pedestre há sempre duas visões: a mais importe é que o pedestre deve sim, SEMPRE, ter prioridade; ocorre que, o trânsito precisa fluir e muitas vezes os pedestre abusam, não esperam na faixa e fica aquele "gato pingado", ora passa um, daí chega outro, e o trânsito fica naquele para e vai interminável. Neste último ponto, a colocação de semáforo é uma boa saída, desde que adotado com estudo prévio. Porém, "estudo prévio" é um conceito, no meu ponto de vista, INEXISTENTE em órgãos em que a decisão política (leia-se CAPRICHO) do administrador conta mais que a decisão técnica. Isto, quase sempre, piora o problema em vez de resolver. Se os tais semáforos do pistão norte contarem com o comumente chamado "onda verde", com sincoronismo, pode até ser uma boa alternativa. Caso sejam acionados pelo pedestre, aí vai virar uma bagunça maior do que já está.
Postar um comentário